Há séculos que o consumo de bolos de festa é um elemento importante em celebrações. A decoração dessas guloseimas imprescindíveis para marcar as datas, também não foge a essa regra, a começar pelas tradicionais velinhas até o atual topo de bolo.
Hoje em dia, as festas estão cada vez mais cheias de identidade e mostram isso de maneira visual, como mandam os tempos atuais. Por exemplo: se alguém completa 30 anos de idade, um topo de bolo divertido poderia ser uma referência ao filme “De Repente, 30!”.
Os fãs dos Minions, por exemplo, não se contentariam com um bolo coberto com pasta americana na cor amarela, mas identificariam o tema na mesma hora com os personagens Minion Bob e Minion Kevin em formato de topo de bolo.
Como não poderia deixar de ser, o protagonista culinário de toda festa também revela mais sobre a comemoração, para além do sabor, por meio dos elementos decorativos. Porém, isso não foi sempre assim!
A história do topo de bolo é tão deliciosa e cheia de doçura quanto o próprio bolo!
A história do bolo em festas
Os bolos existem desde o Egito Antigo, há mais de 5 mil anos. Naquela época, não eram muito diferentes de pães doces, porém adoçados com frutas secas e xaropes.
Dois mil anos depois, gregos e romanos aprimoraram a receita, adicionando pão e mel. Também começaram a fazer o doce no formato redondo, decorando-o com velas acesas para lembrar a lua cheia e, assim, homenagearem a deusa Ártemis.
Aliás, vem daí o nome “bolo”, justamente uma referência a sua forma de bola.
O costume reapareceu muito tempo depois, entre os camponeses alemães do século 13, que inventaram a kinderfeste (festa infantil). Nela, a criança aniversariante era acordada com a chegada de um bolo cheio de velas e precisava apagar todas elas de uma única vez, fazendo um pedido secreto. Havia sempre uma vela a mais em relação à idade do aniversariante, significando a luz da vida.
Entretanto, não só os significados foram mudando com o tempo. O preparo e os formatos começaram a ficar mais parecidos com o que conhecemos hoje, a partir do século 15, quando o bolo passou a ser aperfeiçoado. Em 1533, foi registrado o primeiro bolo feito em camadas que se assemelhavam a andares, para celebrar o casamento de Catarina de Médici e Henrique II da França.
Muitos séculos se passaram junto com invenções culinárias e modismos de época. Passamos de decorações com velinhas, flores e frutas a estampas de personagens, fotos comestíveis, velas com formatos variados, até o atual e divertido topo de bolo temático.
Dos tradicionais aos mais modernos, o que nunca deixou de sair de moda foi o bolo.
Topo de bolo é top!
O bolo, com seu sabor e seus significados, conquistou o mundo. Ele se tornou o principal alimento da culinária em momentos de celebração. Como não poderia deixar de ser, acompanhou as mudanças culturais e até mesmo tecnológicas que foram acontecendo em todo o mundo.
A cada ano, o bolo serve de espaço para a criatividade e para alguma novidade decorativa, uma tendência que revela um pouco mais sobre nós e também sobre o homenageado da festa.
Enquanto nos anos de 1980 estavam em alta as decorações com papel crepom e isopor, hoje vemos o topo de bolo feito de materiais variados, como o acrílico. Vale lembrar que, tudo indica, que o topo de bolo é uma tendência que veio para permanecer por muito tempo, graças à sua praticidade, por possibilitar a diversidade de temas e, principalmente em festas infantis, servir até mesmo de brinquedo ou decoração de quarto, depois que o bolo já não existir mais.
A história da decoração de festas infantis ainda conta com bolos em formatos de casas e animais, docinhos enfileirados, personagens esculpidos em espuma, fundo da mesa com impressão, papelaria personalizada, mini table, mesas temáticas e até bolos fakes (apenas decorativos e não comestíveis).
Já as tendências atuais concentram-se em:
- Cenários interativos;
- Kits de festa;
- Combinação de temas que o homenageado gosta;
- Mini mesa;
- Responsabilidade ambiental;
- Ambiente instagramável (cenários preparados para fotos para as redes sociais).
Ou seja, as tradicionais velinhas abriram espaço para outros elementos decorativos sobre o doce principal e que funciona como carro-chefe da decoração presente em todo restante da festa. Itens que reforçam o valor que, na atualidade, damos à singularidade, à essência e à aparência.
Deste modo, o topo de bolo tornou-se um elemento essencial na decoração, pois ajuda a construir um ambiente com comunicação visual adequada e identidade de referência.
Para todo mundo ver e saber
Em época de redes sociais, comunicar-se visualmente é essencial. Nas festas, isso não é diferente.
Pode ser um personagem preferido, um time de futebol ou um jogo pelo qual se é apaixonado, não importa o tema, a tendência é mostrá-lo no topo de bolo – conhecido também por topper.
Existem no mercado diversas opções de topo de bolo em estilo bandeirola ou em acrílico. Entre as mais neutras, estão as de temas florais ou que revelam o motivo da festa, como a chegada de um filho, aniversário, batizado, chá de revelação e, até mesmo, aniversário do pet.
Mas também existem os topos de bolo temáticos, cuja variedade inclui desenhos e animes, séries favoritas, personagens de filmes, times de futebol e outros esportes.
Como o bolo é o protagonista culinário das festas comemorativas, sua caracterização é o que ficará registrada na lembrança, trazendo um elemento especial às fotografias e aos vídeos.
Depois de anos, o tema do topo de bolo ficará na memória e nos registros como a época em que a pessoa festejada tinha determinada preferência, apreciava uma certa animação, fazia parte de uma torcida, estava em um clima mais romântico ou gamer, por exemplo.
Topos de Bolo que estão em alta na Festcolor
A FESTCOLOR oferece topos de bolo para todos os gostos e tendências, tanto no estilo bandeirola quanto no acrílico. Além disso, a empresa possui licença para comercializar produtos temáticos de marcas nacionais e internacionais, o que amplia ainda mais a gama de escolhas para comemorar em grande estilo.
São centenas de opções para festas infantis e de todas as demais idades, além das mais diversas celebrações e confraternizações.
Para as crianças, as preferências hoje em dia em topos de bolo, são pelos desenhos animados mais em alta:
- Naruto;
- Free Fire;
- Galinha Pintadinha;
- Turma da Mônica;
- Liga da Justiça;
- Batman Geek.
Ainda sobre festas infantis, também estão muito presentes os Bolofofos, os heróis (Batman, Jovens Titãs, Flash e Mulher Maravilha), A Turma do DPA – Detetives do Prédio Azul, Luluca, Maria Clara e JP e o Jurassic World – aliás, dinossauros não deixam de ser tendência na infância de diferentes gerações.
Mas se você prefere temas mais neutros, há opções no reino animal e no mundo das fantasias e lendas: sereias, pandas, jardins de borboletas, animais selvagens e o fundo do mar.
Para as mais diversas idades, os games costumam fazer sucesso como topos de bolo em qualquer festa, pois despertam a curiosidade e também são uma tendência, especialmente:
- Free Fire;
- Among Us;
- Fortnite.
A banda Now United é outra queridinha, principalmente dos adolescentes, além dos clássicos clubes de futebol, tanto os nacionais como os internacionais, com destaque para os times em que atuam os principais jogadores do momento.
Quem deseja fugir dos temas do momento, mas ainda assim manter a identidade, as possibilidades são ainda mais diversas. As festas que estão em alta e valem o topo de bolo personalizado, são, além dos aniversários, os chás de revelação e a celebração dos primeiros meses de vida.
Consulte os produtos FESTCOLOR e fale com nossos atendentes para obter mais informações.